Localização

© 2015 Artwork Comunicação e Marketing.

Featured Posts

DNA garante dados da internet por milênios

January 8, 2016

Os inúmeros recursos tecnológicos atuais para o armazenamento de informações da internet não garantem a permanência delas num futuro longínquo, algo que preocupa bastante, sobretudo, pesquisadores e estudiosos. Mas, conforme matérias dos sites “New Scientist”, “Superinteressante” e do “Scienceblogs”, a ciência já tem inusitada solução para o problema: o arquivamento delas no DNA. Há bastante tempo isso tem sido estudado em laboratórios, e, agora, equipe de pesquisadores de engenharia em bioinformática do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, liderada por Reinhard Heckel e Robert Grass, tornaram realidade o armazenamento genético de dados. Um grama de DNA pode guardar 455 exabytes de informação — o equivalente a todos os dados do Google, Facebook e todas as maiores redes sociais, com espaço de sobra. Até 2013, cinco exabytes de dados na internet eram gastos diariamente.

Manter eternamente as informações digitais em nuvens e HDs, sujeitos ao decaimento físico rápido e à limitação de espaço, é mera ilusão. No DNA, embora haja riscos de corrompimento e desintegração, as perspectivas apontam para caminhos muito bem sucedidos, algo que Heckel, Grass e seus colaboradores procuraram mostrar ao publicarem, em fevereiro de 2015, no periódico científico “Angewandte Chemie” os resultados de suas experiências.
Os pesquisadores usaram a Carta Federal Suíça de 1291 e o Palimpsesto de Arquimedes, coletânea de textos gregos do século 20, para traduzi-los em segmentos de DNA e armazená-los em microesferas de vidro em temperaturas de 60º e 70º, a fim de simular envelhecimento. Dados em DNA armazenados por volta de 10ºC podem durar aproximadamente 2 mil anos, porém há riscos de perdas pela reação com água e oxigênio. Para recuperá-los, os pesquisadores apostam em adicionar partes repetidas ao DNA. A disseminação desse achado tem como principal empecilho o preço salgado, já que, por exemplo, 83kb em DNA valem em torno de mil libras – cerca de R$ 5.860,00.

Aplicativo curioso e gratuito