Localização

© 2015 Artwork Comunicação e Marketing.

Featured Posts

Onde descartar lixo eletrônico

December 4, 2015

 

          Pouco depois de veiculada no início desse mês a notícia de que o Brasil é o campeão na América Latina de produção de resíduos eletrônicos com 1,4 milhão de toneladas —  36,16%, a Artwork Comunicação e Marketing decidiu informar sobre locais  no Rio de Janeiro onde tais rejeitos podem ser descartados, inclusive para reciclagem. A maioria das pessoas guarda como obras de ‘museu’, doa ou vende as engenhocas eletrônicas, e grande quantidade vai para o lixo comum, algo inadmissível tamanho os riscos que provocam ao meio ambiente por substâncias altamente tóxicas como o mercúrio. A reciclagem de aparelhos celulares, por exemplo, possibilita a recuperação de material e energia dos aparelhos antigos e ajuda a assegurar o descarte adequado de todas as substâncias.

 

          Ao contrário do que muitas pessoas pensam, há inúmeras opções para deixar os lixos eletrônicos, até porque existe, desde o final de 2010, determinação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) para que fabricantes, comerciantes, importadoras e distribuidoras de produtos eletroeletrônicos garantam o despejo correto do lixo. Então, a lista já começa pelos grandes produtores que contam com projetos ou ações nesse sentido: Microsoft, Motorola, Dell, HP, Itautec, Apple, Sony, LG, Positivo Informática e as principais empresas de telefonia celular.

 

            Se depender do serviço público de limpeza, o consumidor pode contar com cerca de 560 cestas da Comlurb na cor verde para reciclagem de baterias e pilhas, que ficam em áreas de grande trânsito de pessoas, como supermercados, shoppings, estações de metrô e a das barcas. Para a retirada de computadores, impressoras e outros equipamentos eletrônicos, a opção é ligar para o número 1746, ou usar aplicativo do serviço disponível para iPhone e Android.

 

            Ongs, instituições beneficentes, algumas universidades e lojas de redes de supermercados também ajudam nas coletas.

 

            A lista de locais para as coletas das engenhocas usadas é a seguinte:

 

Microsoft – Basta deixar seu telefone e seus acessórios antigos em qualquer ponto Care. A Microsoft enviará os produtos antigos para a empresa de reciclagem mais próxima aprovada pela Microsoft. Como alternativa, o consumidor pode levar o telefone celular ao centro de reciclagem local. Para encontrar o ponto Care mais próximo, visite as páginas de suporte do site local da Microsoft. O caminho está em http://www.microsoft.com/pt-br/celulares/suporte/recycling/.

 

Motorola – Realiza há 16 anos o projeto “Ecomoto” para recolhimento de telefones celulares, rádios de comunicação baterias e acessórios, mesmo que não sejam de sua fabricação. Comunicação através do e-mail recycling@motorola.com.

        

Dell  – Recolhe na casa dos clientes. Em http://goo.gl/NNcPiY, o interessado pode fazer solicitação do serviço.

           

HP – Conta com programas de reciclagem, inclusive de cartuchos de tinta. Solicita e-mail para reciclagem@hp.com.

           

Itautec – É necessário entrar em contato através do e-mail sustentabilidade@itautec.com.br.

           

Apple – Quem quiser no Brasil pode entrar em contato pelo e-mail applecs@oxil.com.br.

 

Sony – Recolhe pilhas e baterias descartadas em postos de serviço autorizados ou nas lojas Sony Store. Outras informações estão em http://www.sony.com.br/meioambiente/descarteconsciente/

 

LG – Por meio do projeto “Coleta Inteligente”, a LG evita o descarte de pilhas,  baterias, computadores, celulares, mini-systems, geladeiras e eletrodomésticos. Os postos de coleta estão em http://www.lge.com/br/coleta-seletiva.

Positivo Informática – Recebe equipamentos, processa-os na Central de Resíduos e acompanha todo o processo para que seja feito de forma ambientalmente adequada. Pedidos para recicle@positivo.com.br.

           

Oi, Vivo, Claro e Tim – Disponibilizam urnas de coletas de celulares e baterias em suas lojas.

Made in Forest – Através do site dessa rede ambiental é possível descobrir pontos de coleta próximos e de acordo com o que será descartado: http://www.madeinforest.com/?reciclagem

Centro Empresarial para Reciclagem (Cempre) – Mantido por empresas privadas de diversos setores desde 1992, o Cempre é uma associação sem fins lucrativos dedicada à promoção da reciclagem dentro do conceito de gerenciamento integrado do lixo. No site http://www.cempre.org.br/ há endereços para reciclagem de eletroeletrônicos no Rio de Janeiro.

 

Fábrica Verde – Projeto que faz parte de convênio do Instituto Geração da Hora com a Secretaria de Estado do Ambiente, ajuda a transformar o lixo eletrônico em inclusão digital de jovens residentes em comunidades pacificadas do Rio. Uma das comunidades beneficiadas é a Rocinha, a segunda maior da América Latina.  Entre os pontos de coleta estão a PUC-RJ, o Colégio Tereziano e a Escola Nova, na Gávea, a Escola Édem, em Laranjeiras, o Campus Tom Jobim da Universidade Estácio de Sá, o Condomínio Solar da Barra e o Fórum da Barra, na Barra da Tijuca, e as fábricas Verde da Rocinha e de Bangu.

Descarte Certo – Oferece serviço de coleta, manejo de resíduos e reciclagem de produtos eletroeletrônicos velhos ou sem condições de uso. Trabalha com grandes empresas e possibilita agendamento de coletas. Entre em www.descartecerto.com.br.

 

Grupo GPA – Um projeto, desenvolvido em parceria com a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), facilita o descarte de pilhas e baterias nos supermercados Pão de Açúcar e Extra. Atende assim à Resolução 257 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), de 30 de junho de 1999, que disciplina o descarte e o gerenciamento ambientalmente adequado desses produtos.

Carrefour – Também recebe em suas lojas pilhas e baterias para reciclagem.

Condomínios – Pouquíssimos condomínios no Rio contam com coletor específico para esse tipo de lixo.

 

Please reload

Aplicativo curioso e gratuito

March 19, 2015

1/5
Please reload

Posts Recencetes
Please reload

Arquivos
Please reload

Siga-nos
  • Wix Facebook page
Busca por Tags