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Otimização de sites

July 16, 2015

 

 

Durante muito tempo, havia tendência no Brasil a pessoas físicas ou empresas lançarem sites e acharem que tinham dado grande avanço em seus poderes de comunicação online. Muitas deixavam páginas praticamente estagnadas ou quando muito faziam algum tipo de manutenção, principalmente relacionada à informação. Era, na maioria dos casos, como se o site não existisse em meio a tantos outros, pois os dados encontravam secionados.

 

Nos últimos anos, essa inércia deu lugar a estudos aprofundados e investimentos para melhorar a otimização dos sites, ou seja, fórmulas mais cuidadosas de marketing de busca. A Search Engine Optmization (SEO) tornou-se fundamental para tornar os sites mais visíveis e assimilação mais fácil por parte dos robôs de busca (spiders ou crawlers).  

 

SEO funciona com um conjunto de técnicas que visam tornar os sites mais ‘amigáveis’ para as buscas e melhores resultados dos recursos orgânicos – as que ocorrem no Google por exemplo. Signfica otimização para serviços de busca, algo que pode levar sites ao topo nas assistências, sempre com riqueza de dados qualitativos de todo o universo dos existentes ou dos que estão por vir.

 

Com muita dificuldade e dedicação a algum curso específico, uma pessoa pode até conseguir chegar próxima do objetivo de mais acessos na internet. Contudo, se imaginarmos a complexidade do Marketing de Busca, que movimenta bilhões de dólares ao ano com a procura de informações exatas em bilhões de sites, poderemos perceber o quanto é importante investir em profissionais ou empresas especializados, capazes de passar os melhores caminhos ao êxito cibernético de um site.

 

É necessário um processo que leve a análise de cada detalhe para, além de pensar no que os usuários desejam ou de que forma procuram, se adequar às diretrizes das ferramentas de busca como o Google para webmasters. Em primeiro lugar, há a necessidade do código de página estar dentro de padrões adequados para avaliação dos spiders. Outro passo imprescindível consiste em entender que as ferramentas de busca apenas indexam páginas e não, como muitos pensam, procuram em toda a internet.

Elucidados esses pontos, parte-se para a análise do site já criado ou futuro a partir de respostas a perguntas pré-estabelecidas e informações estatísticas das páginas, como assuntos que mais atraem, número de visitantes e clicadas, palavras relevantes e tempo de visitação. Aliás, essas análises terão sempre que existir mesmo após a reformulação do site.

 

Na sequência, entre os itens cruciais a serem trabalhados, estão encontrar as palavras-chaves mais adequadas à própria existência do site e para otimizar as buscas, as palavras relevantes aos sites dos clientes ou pessoas às quais se destinam e que o título sintetize bem o conteúdo do site. Há uma série de questões técnicas, como a velocidade de carregamento, e artimanhas para se tirar melhor proveito de um site.

 

A necessidade de otimização dos sites torna-se mais complexa com o elevado uso deles em tablets e smarthpones e a acentuada não adaptação aos navegadores móveis, a ponto de o Google alertar para páginas que redirecionam para a página inicial no lugar dos resultados apresentados. Em suma, são muitas especificidades para as quais os responsáveis por sites jamais devem ignorar, a fim de não viverem o mundo do invisível e, consequentemente, conseguirem esperados resultados e menos reações contrárias ao seu uso.

 

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