Localização

© 2015 Artwork Comunicação e Marketing.

Featured Posts

Dia nacional da Liberdade de Imprensa – 7 de junho

June 5, 2015

 

 

 

Alusão à indignação pública quanto à intervenção do Estado no trabalho da imprensa nacional, em especial ao período do governo Getúlio Vargas que criou a Lei de Imprensa 2058, de 12 de novembro de 1953, para controle da imprensa escrita e falada, e no período da ditadura militar quando foi instituído o AI-5 – os veículos de comunicação, inclusive a televisão, tinham suas pautas avaliadas por agentes federais autorizados. Em 30 de abril de 2009, o Supremo Tribunal Federal derrubou a lei. Posteriormente, a censura passou a abranger todas as formas limitativas do exercício de jornalismo no país, destacadas nos últimos anos pelos diversos atos de violência contra jornalistas por interesses contrários, opiniões, crenças e ideologias.

            Todas as ações para cercear a liberdade de imprensa violentam o estado democrático de direito em relação ao pleno acesso dos cidadãos à informação. Censura ou ameaças impedem os processos de formação do pensamento, além de violarem a dignidade humana. Palavras do jurista, político, diplomata, orador, escritor e jornalista Rui Barbosa bem resumem a importância do papel da imprensa para a sociedade e o país:

“A imprensa é a vista da nação. Por ela é que a nação acompanha o que lhe passa ao perto e ao longe, enxerga o que lhe malfazem, devassa o que lhe ocultam e tramam, colhe o que sonegam, ou roubam, percebe onde lhe alvejam, ou nodoam, mede o que lhe cerceiam, ou destroem, vela pelo que lhe interessa, e se acautela do que a ameaça (...)”.

 

 

Please reload

Aplicativo curioso e gratuito

March 19, 2015

1/5
Please reload

Posts Recencetes
Please reload

Arquivos
Please reload

Siga-nos
  • Wix Facebook page
Busca por Tags